segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Como desinchar e parecer mais magra


Gente, li essa reportagem na Revista Nova Cosmopolitan, e achei super interessante compartilhar com vcs, pois sei que é o dilema de muitas mulheres!!!
Detalhe, a reportagem é um pouquinho longa, mas vale a pena ler!

O efeito estufa — não o climático, mas o que acontece dentro da sua calça skinny — irrita até monja budista, que dirá uma mulher de NOVA. Mas, com algumas atitudes simples, dá, sim, para se livrar do inchaço, baixar o ponteiro da balança e o número do seu manequim. Interessada? Então vamos lá...
Basta aquele período do mês se aproximar para seus shorts ficarem justos? Pode ser culpa da retenção hídrica causada pelo aumento do nível de estrógeno durante a TPM, que faz os rins trabalharem devagar. Sente os tops apertados no abdômen mesmo longe de a menstruação chegar? Drinques alcoólicos instalam o inchaço instantaneamente. E alimentação cheia de itens industrializados é outro desencadeador do efeito esponja, por conter muito sódio. O problema (que traz olheiras e queda de cabelo) é causado também por distúrbios renais, circulatórios, alergias alimentares, sedentarismo, usar salto alto e dias muito quentes. Seu corpo acumula água e pesa até 3 quilos mais! Aprenda a dar fim a esse ciclo a seguir.

Um tipo de exercício basta!
A mesma atividade física que ajuda você a emagrecer também dá um jeito no inchaço. "Quarenta minutos diários de exercícios aeróbicos acabam com a retenção hídrica", diz a fisiologista e personal trainer Stella Krieger, da Body Expression, de São Paulo. "Caminhada, natação, andar de bicicleta, o que preferir." Isso porque esse tipo de malhação tem efeito direto sobre o metabolismo. "Além de aumentar os batimentos do coração, também acelera vários processos no corpo, como a queima de gordura e calorias, eliminação de líquidos e toxinas." No período menstrual, a boa pedida é ampliar o tempo e diminuir o ritmo do exercício. "Em vez de 40 minutos de esteira, você poder fazer 50 em uma velocidade mais baixa."

Sal, não gosto
Para ficar mais esguia, você precisa ficar de olho no consumo de sódio. A recomendação máxima diária é de 2 400 miligramas (uma colher de chá), mas, como ele está presente em praticamente todos os produtos industrializados, mesmo nos diet e light, em grande quantidade, é fácil ultrapassar a medida. "Atualmente, o brasileiro consome o equivalente a uma colher de sopa, o dobro do que deveria. Isso porque a preocupação na hora de olhar o rótulo se restringe às calorias. É preciso verificar também a quantidade de sódio", diz a nutricionista Elaine de Pádua. Se vale trocar o tipo de sal? Confira:
Refinado: seus grãos são processados em forma de pequenos cubos, que passam facilmente pelos buracos do saleiro. É composto de mais de 99% de cloreto de sódio.
Marinho: seus grãos possuem formato irregular, de pirâmide ou flocos, e por isso se dissolvem mais rápido. Também é composto de mais de 99% de cloreto de sódio.
Light: composto de 50% de cloreto sódio e 50% de cloreto de potássio, é uma opção mais saudável. "Ainda assim, a quantidade máxima diária é uma colher de chá", indica Elaine.

***Alimentos que incham:

Produtos industrializados: mesmo os light são ricos em sódio.
Refrigerantes e bebidas gaseificadas: os primeiros esbanjam sódio. No segundo caso, o gás provoca dilatação abdominal.
Embutidos e defumados: salsicha, linguiça.
Frios: presunto, salame, queijos.
Temperos: em tabletes ou em pó.
Enlatados: atum, milho, ervilha, molhos.
Conservas: azeitona, aspargo, alcaparra.
Carnes salgadas: bacalhau, carne-seca.
Condimentos: ketchup, mostarda, shoyu.
Pratos congelados e queijos amarelos.

***Alimentos que desincham:

Kiwi: contém cálcio, magnésio e potássio, que facilitam a diminuição da retenção hídrica.
Alface: as folhas são ricas em clorofila, ácido fólico, vitamina C, potássio e fitoquímicos, como flavonoides e lactucina, que auxiliam no processo de desintoxicação e redução do inchaço.
Melancia, Manga: ajudam a eliminar ácido úrico.
Melão: diurético e laxante, desintoxica o fígado.
Capim-cidreira e salsinha: ricos em cálcio, magnésio e ácido fólico, são ótimos para acabar com gases, além de possuir ação diurética.
Alcachofra, aspargo e chicória: têm inulina - boa para manter a flora intestinal saudável e, com isso, diminuir a barriga. Têm função diurética.
Água de coco: contém eletrólitos como potássio e magnésio, capazes de minimizar o inchaço.
Pera: digestiva, ajuda a dar fim à retenção hídrica, às toxinas e ao acido úrico.
Suco de uva: tem ação depurativa, o que favorece a expulsão do excesso de toxinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário