quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Cuide dos seus sapatos




Garanta o bom estado por mais tempo com essas ótimas dicas de conservação:
Couro
Para hidratar o material e evitar que ele resseque, umedeça uma esponja macia com cera, graxa ou até mesmo óleo de linhaça. Produtos impermeabilizantes não deixam que gotas de água e bebida penetrem e manchem a peça. Remova os excessos e lustre o calçado com uma flanela seca.
Camurça
Antes de estrear seu calçado, compre um spray impermeabilizante em sapatarias, e aplique-o para prevenir a entrada de água e o aparecimento de manchas. Se o sapato molhar, ou sujar de barro, espere secar e o escove levemente com movimentos circulares. Este processo funciona para remover as fibras danificadas, por isso é preciso cuidado para não criar falhas entre as felpas. Se a sujeira não sair, recomenda-se o uso de um xampu apropriado para lavagem de carpetes.
Corda
Sapatos de tecidos naturais como a lona, geralmente possuem solado de corda ou cortiça. Para limpá-los use uma borracha escolar ou então esfregue um pano embebido em terebintina, um tipo de solvente químico vendido em armarinhos e lojas de pintura. Caso não encontre o produto, substitua-o por água morna.
Madeira
Evite limpar tamancos e sandálias com panos umedecidos. Além de acelerar o apodrecimento dos saltos, com o tempo, eles acabam deformando a peça por inteiro. Para evitar o ressecamento precoce e manter o brilho e a textura sempre em dia, aplique um spray próprio para calçados, ou então uma leve camada de betún, um tipo de parafina usada para lubrificar madeira. Saches de cânfora, quando usados por debaixo das palmilhas evitam o escurecimento dos pares de cores claras.
Gostaram? Então mãos á obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário